27.7 C
Dourados
terça-feira, 30 de novembro, 2021

Riedel destaca parcerias para que investimentos cheguem à população

O secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, participou, na manhã do sábado anterior (6), da entrega de 296 títulos de propriedade rural definitivos as famílias do assentamento Eldorado ll, em Sidrolândia – Mato Grosso do Sul.

Na oportunidade, o Riedel destacou a união entre os governos Municipal, Estadual e Federal para que os investimentos cheguem até a população. “Quando o múnicípio, em parceria com a Câmara Municipal, junto com o Estado e a União tem o mesmo objetivo que é atender a população, as coisas acontecem. Se a cidade está recebendo investimento é porque teve esforço de todos. É muito duro ter um lote, um pedaço de chão, ser seu de fato, mas não ser seu de direito e essa história do Brasil está ficando para traz por conta da ministra Tereza Cristina, da determinação do Governo Federal em fazer acontecer aquilo que precisa ser feito”, destacou o secretário.

A entrega dos títulos foi conduzida pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que falou da sintonia com o Governo do Estado para garantir investimentos do Governo Federal, além da importância dos títulos às famílias que há anos esperam. “A gente pensa muito igual, em resultado, em políticas públicas que cheguem até a população e que não fiquem no meio do caminho. É um prazer poder trabalhar com pessoas que pensam muito parecido. Nós não estamos fazendo aqui hoje nada mais do que a nossa obrigação. A legislação diz isso, que depois de dez anos, com uma série de regras, o assentado passa a ter direito ao seu título”, afirmou.

Além dos títulos definitivos, foram entregues também 541 contratos de concessão de uso, 25 contratos de fomento, 252 contratos de fomento mulher além de 15 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP). A Joana Cristaldo de Andrade, 61 anos, foi uma das contempladas com o título definitivo. “A gente passa muito sacrifício, muita luta e a gente espera um dia ter esse título e chegou a hora, pisar no que é da gente. Agora posso dizer que é meu”, afirmou.

Donizete Carvalho Pereira, 48 anos, relembrou os quase 16 anos que mora no assentamento sem ter o título. Ele foi sorteado em 2005 e se considera “liberto” com o benefício. “Pra gente é uma sensação de liberdade. Isso é o que a gente sempre almejou, as pessoas sempre diziam que a terra não era da gente e você tendo um título na mão é como se estivesse se libertando de uma escravidão. Agora teremos o livre arbitrio de o que fazer ou não. Para a gente isso é uma grande vitória”, disse. Ao todo são 1354 documentos emitidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a população de Sidrolândia. No próximo dia 25 mais 235 títulos definitivos serão entregues no assentamento Eldorado.

Além do secretário Riedel e da ministra Tereza, participaram da solenidade o secretário adjunto da Semagro, Jaime Verruck, a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, o superintendente regional do Incra, Humberto Mota, e autoridades locais.

Fonte: ms.gov

Comentários do Facebook

Matérias relacionadas

- Anúncio -

últimas notícias

- Anúncio -
Comentários do Facebook